22 janeiro 2014

A FCT vicia o "mérito"

Hoje decidi demitir-me de membro do painel de avaliação de Sociologia da FCT, no seguimento de uma tomada de posição coletiva da Associação Portuguesa de Sociologia e do júri das candidaturas nesta área.
Ex.mo Senhor Presidente da FCT

As anomalias várias registadas no último concurso de atribuição de bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento configuram um atentado grave à transparência e mesmo ao princípio de reconhecimento do mérito em igualdade decircunstâncias.
Para além dos resultados desmentirem o que foi oficialmente transmitido aos avaliadores de ciências sociais, letras e humanidades, pela anterior responsável do departamento de avaliação da FCT, em reunião plenária no Hotel Altis (nomeadamente a de que a linha de aprovação seria, em todas as áreas, correspondente a 10% do total de candidaturas apresentadas), constatou-se uma disparidade por domínios que penaliza claramente as ciências sociais, incluindo a sociologia, em cujo painel de avaliação estava inserido.
Mais grave ainda, vários resultados foram alterados pela FCT (conforme se poderá verificar pelo contraponto entre a ata assinada por todos os membros do painel e os resultados oficiais), prejudicando gravemente inúmeros candidatos.
Entendo que a política científica tenha referenciais e orientações que se alteram com o quadro do poder. Mas não posso ser cúmplice de processos de atropelo à transparência, ainda que legitimados por um qualquer fanatismo ideológico que perpassa o discurso da FCT. Assim, enquanto a atual direção da FCT se mantiver em funções, recuso-me a desempenhar o papel de avaliador, por aquela não me merecer as condições mínimas de confiança.

3 comentários:

  1. João
    Fizeste o que os Centros de Investigação em Ciências Sociais e Humanas deviam fazer - recusar a avaliação da FCT. Por mim, nunca me candidatarei a qualquer projecto dessa entidade enquanto estiver este governo em funções e os critérios forem os actuais. Mas uma posição colectiva seria fundamental, o que não acontece porque nestes momentos, os "grandes" aproveitam para esmagar os mais "pequenos".

    ResponderEliminar
  2. E agora? Pergunto a sério. Impugna-se o concurso?! Manda-se alguém para a prisão? Como é que se resolve uma situação destas? DMN

    ResponderEliminar
  3. Há pessoas que nos fazem pensar que ainda há esperança para este país.
    Haja alguém com coluna vertebral!

    Perpétua Santos Silva

    ResponderEliminar