15 junho 2014

Plataforma de movimentos para ganhar Barcelona nas próximas eleições


Está em marcha a criação da plataforma "Guanyem Barcelona" para disputar as próximas eleições em Barcelona. A encabeçar a iniciativa está Ada Colau, uma das fundadoras e, até recentemente, porta-voz do movimento pelo direito à habitação e contra os despejos, a PAH. Hoje foi lançada a sua página web guanyembarcelona.cat. No próximo dia 26 vão apresentar publicamente a candidatura.

Esta iniciativa junta mais de trinta pessoas do mundo académico, dos movimentos sociais e das associações de vizinhos que consideram que se abriu "uma fenda histórica" que tem de ser aproveitada.  Ela ocorre na sequência do trabalho que, nos últimos anos, vários "movimentos e iniciativas cidadãs" têm desenvolvido de denúncia dos ataques da austeridade e que "puseram em evidência a incapacidade da velha política para dar resposta às necessidades das pessoas". Por isso consideram que, além da necessidade de "fortalecer, mais que nunca, o tecido social e os espaços de auto-organização", "chegou a hora, também, de nos reapropriarmos das instituições para as colocar ao serviço das maiorias e do bem-estar comum".

Ainda em formação, esta Plataforma não quer ser "nem uma coligação nem uma mera sopa de letras" mas antes "construir novos espaços que, respeitando a identidade de cada um, vá para além da soma aritmética dos integrantes". Contatos estão a ser desenvolvidos com várias forças políticas de esquerda, mas esta não é uma aliança eleitoral. É uma candidatura que quer a maior participação cidadã possível para construir uma opção eleitoral "de confluência, com vocação ganhadora, de maiorias" e que constituir-se como uma "candidatura que entusiasme, que tenha presença nos bairros, nos locais de trabalhos, no mundo da cultura, e permita transformar as instituições para benefício das pessoas".

Sem comentários:

Enviar um comentário